Educação - Quinta-feira, 24 de Setembro de 2020

INFORMATIVO 05/2020 Covid-19

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC, informa aos senhores pais e toda a comunidade em geral, sobre a atual situação do cenário educacional frente a pandemia do COVID-19.

No dia 04 de setembro o Conselho Estadual de Educação, publicou as normas para o retorno das aulas presenciais no Sistema Estadual de Ensino do Paraná, mas não definiu data.

No dia 10 de setembro, a SEMEC participou de uma reunião do Sistema de Gestão de Transporte Escolar - SIGET, com a senhora Eliane Regina Campos Lopes, responsável pela logística do transporte escolar do Núcleo Regional de Telêmaco Borba - Pr. A mesma esclareceu que devido ao Estado do Paraná ainda apresentar casos da COVID-19, as aulas continuarão no formato remoto, onde somente haverá retorno das aulas presenciais mediante decreto do Governo do Estado.

No dia 18 de setembro, o Governador do Estado do Paraná promoveu alterações no Decreto 4.230, através do Decreto nº 5692, onde determina a Secretaria de Estado de Saúde – SESA, estabelecer as normas e procedimentos para a regulamentação da retomada das atividades no âmbito acadêmico.

Também nesse mesmo mês, a SEMEC lançou o SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE SAPOPEMA - SAES, onde será realizada a Avaliação de Fluência em Leitura Oral com todos os alunos do Ensino Fundamental séries iniciais da rede de ensino. Essa avaliação será um subsídio para a Secretaria M. de Educação realizar um diagnóstico escolar nesse período de pandemia, de maneira a contribuir na elaboração de um planejamento para o ano letivo de 2021. A avaliação será aplicada em quatro etapas, sendo uma por mês, no período de setembro a dezembro. Além do SAES, a secretaria elaborou uma pesquisa para ser aplicada com os familiares e com os servidores da educação sobre a possibilidade de retorno das aulas presenciais, caso haja um decreto do Estado para esse retorno.

Mais uma vez, pedimos a todos muita paciência e novamente agradecemos o emprenho e o apoio das famílias.

Professores e familiares, a fé não torna as coisas fáceis... a fé torna as coisas possíveis!

Josiane Luque de Oliveira

Secretária Municipal de Educação e Cultura

Sapopema, 23 de setembro de 2020.