Educação - Quinta-feira, 24 de Setembro de 2020

RESULTADO DO IDEB 2019

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, foi criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil. Ele reúne, em um só indicador, os resultados de duas dimensões de qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

O Ideb observado em nosso município no ano de 2019 foi de 5,9 pontos, o que representa um decréscimo de 0,3 pontos em relação à edição anterior. Mesmo com o resultado inferior ao Ideb de 2017, a educação do município superou a meta prevista de 5.8 pontos estabelecida pelo Ministério da Educação.

A partir desse resultado, a SEMEC irá estudar e analisar a proficiência, das disciplinas de matemática e português, apresentados pelos alunos do 5º ano do ensino fundamental anos inicias, e a partir desse diagnóstico elaborar um planejamento de maneira a promover melhorias em todos os níveis de ensino, tendo em vista a qualidade e equidade da educação básica.

Será o principal desafio a ser enfrentado a curto e médio prazo, pois devido a paralização das aulas presenciais no ano letivo de 2020, em decorrência da pandemia causada pela COVID-19, teremos que pensar e elaborar estratégias de recuperação dos conteúdos e assegurar o cumprimento do Planejamento Escolar para o ano letivo de 2021.

JOSIANE LUQUE DE OLIVEIRA

Secretária Municipal de Educação e Cultura