Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 27 de Outubro de 2021

CASTRAPET CHEGA EM SAPOPEMA

O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet), iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, estará em Sapopema, nos dias 08 e 09/ 11 com a castração de 116 cães e gatos.
O CastraPet é executado pelo Instituto Água e Terra (IAT), com recursos da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, por meio do Fundo Estadual do Meio Ambiente ou de emendas parlamentares e parcerias das prefeituras. As cirurgias são gratuitas e, além da castração, os animais são microchipados os tutores também recebem medicação para o pós-operatório e a carteirinha de vacinação com orientações.
Desde 2019, a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo investiu cerca de R$ 2,4 milhões nessa ação permanente de Saúde Única, ou seja, dentro do conceito de saúde animal, humana e ambiental. Mais R$ 2,5 milhões de investimentos estão sendo aplicados no segundo ciclo do programa que iniciou em 30 de junho deste ano.

O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, ressalta que a saúde animal é uma preocupação do Governo do Paraná. “Animais soltos nas ruas são portadores de diversas zoonoses transmissíveis ao ser humano e se tornaram um problema de saúde pública para a maioria das prefeituras”, explica. “A vida desses animais está diretamente relacionada com o ser humano, a sociedade e o meio ambiente. Pensando nesse equilíbrio, criamos o Castrapet. Uma ação permanente que beneficiará todo o Paraná”.

Segundo a Veterinária Girlene Jacob, coordenadora técnica do Castrapet-Pr a castração é o método mais seguro e eficaz para controle populacional e prevenção de zoonoses. "A castração não só previne a gravidez indesejada, ela protege o animal. Por isso quando mais cedo o animal for castrado melhor. Nas fêmeas ela previne o câncer de mama, tumores de útero e nos machos tumores de próstata, também reduz fugas e consequentemente brigas em ruas e atropelamentos” PROGRAMA – O CastraPet é uma iniciativa inédita no Brasil. Equipes de veterinários são disponibilizados pelo Estado, por meio do IAT, para atender prefeituras, população de baixa renda, protetores e ongs, conforme critério e cadastro das prefeituras.

Serviço CastraPet – Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos Ação em Sapopema

Data: 08 e 09/11

Horário: das 8h às 17h

Local: APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Praça Antonio Batista Ribas 1280 - Centro